domingo, 15 de novembro de 2020

O incrível Kung Zhu de DS!

 Kung Zhu (NDS) Title screen

Olá, tudo bem com vocês, leitores do MichaelNA2005 Reviews?

Hoje, vou poupar os jogos ruins, e escolher um jogo bom. Aliás, não fui eu quem escolhi o game para fazer review. Foi uma amiga minha canadense, chamada Ness Lutick (vulgo FailSandwich). E aqui está a conversa via MSN (clique para ampliar, caso você saiba ler inglês, ou vá mais embaixo para ler a conversa traduzida por mim):
Alerta: essas screenshots tem data, mas já estão desatualizadas devido ao lançamento do MSN 2009 pelo Escargot, em 15/11/2020. Por isso que a conversa foi pelo MSN 8.5.

escargot wlm 8.5

escargot wlm 8.5

Eu: Oi
NL: Oi
Eu: Como você está?
NL: Bem
Eu: Eu também
NL: Eu sempre pensei que esses emoticons pareciam mais de gente dançando do que se abraçando :P
Eu: Eu também :P
Enfim, você pode me recomendar um jogo bom pra fazer review?
NL: Hmm... Kung Zhu para o Nintendo DS!
Eu: Obrigado. Eu vou baixar a ROM do game e o emulador DraStic (porque o DesMuMe é ruim e deixa qualquer um bravo por sua lentidão).
NL: Siim :p
 eu amava aquele jogo ^u^
Eu: Ah, legal. Pelo menos é bom para tratar a overdose de games ruins.
-alguns minutos depois-
Eu: Eu quase não achei a ROM, mas aqui está Kung Zhu para o Nintendo DS xD
NL: Espero que você goste do game! :)
Eu: Okay ;)

(nota: o horário do meu PC tá atrasado, devido à ausência de qualquer bateria de relógio nele)

Enfim, voltando à review...
O jogo em si foi publicado pela Activision (já que parece que eles gostavam muito de publicar jogos no Wii e DS) e desenvolvido pela 1st Playable Productions, com envolvimento da Cepia LLC e da GameMill Entertainment
Já que estou com preguiça de achar notas da IGN, descrever o game em si e tudo mais, vamos para o tal jogo.

Jogabilidade

Kung Zhu (NDS) actual gameplay footage

O game é basicamente de plataforma 2D: A e B pulam (como mostram as imagens), e Y e X atacam, só que X é o chute e Y é a Katana. Com os botões de pulo, se apertar duas vezes, é executado o pulo duplo (o que faz sentido, já que os personagens jogáveis do game são ninjas, dãã).
Agora, o que realmente ajuda é o power up caso você clique no logo do jogo (pela tela tátil). O personagem muda para uma roupa ninja e ainda por cima fica mais poderoso, matando os inimigos com poucos danos, ou só um dano, apesar de que sem a roupa ninja, acontece quase a mesma coisa.
Pelo menos, o jogo é todo fluido, sem nenhum atraso nos controles. E a jogabilidade é mais puxada para New Super Mario Bros, só que já com a Fire Flower, e com pulo duplo.
Pela frente, você precisa também libertar seus amigos do quartel general. Em geral, a jogabilidade é mais do que aceitável: é uma coisa boa do game, visto que é um jogo de Nintendo DS, cujas coisas simples, ou podem ser muito boas, ou... um nojo.

Conteúdo

Kung Zhu (NDS) characters screen

O jogo tem mais de 20 fases (mais do que o horrível Detona Ralph do Nintendo DS e Wii, que só tinha 15 fases), só que algumas partes do mapa fazem mais parte da história do game, que não sei qual é.
Há 6 personagens e 6 trajes para cada. Só isso mesmo.
Pelo menos, o conteúdo já é extenso para um jogo simples, ainda mais por ser de Nintendo DS, porém imagina se ser comparado ao New Super Mario Bros, por exemplo...

Gráficos

Kung Zhu (NDS)

Os gráficos do game são bonitos, porém fica esquisito um modelo 3D quebrar um objeto 2D, como mostra essa imagem
E falando nessa imagem, os gráficos ficaram melhores, pois coloquei o emulador DraStic para rodar NO TALO, com os gráficos em alta resolução, só que não, pois ainda coloquei filtro linear. Vai entender.
Enfim, o efeito cel shade ficou bem legal com os gráficos 3D. Mas o mapa overworld ficou meio simples, pelo menos não ao ponto de eu dizer que até o do Super Mario World é mais detalhado. Sem falar que o game usa CGI na tela de título, em MPEG e tudo (apesar de que o Cannon Fodder de GBC já era o primeiro jogo num portátil da Nintendo a fazer isso, e tbm pq muitos jogos de Nintendo DS tem alguma coisa em CGI).

Som

Kung Zhu (NDS) options screen

As músicas do game são boas, com estilo oriental e tal. E os efeitos sonoros até que dão pro gasto, ainda mais os das vozes dos personagens. Não há muito que comentar sobre a parte sonora em si, apesar de algumas notas da música estarem agudas demais.

Nota final

7.8/10

Esse jogo é um baita jogo bom. Foi um dos melhores jogos de Nintendo DS que joguei na vida, senão o melhor que já joguei, apesar de suas falhas, que não fazem quase nenhuma diferença ao jogo. E essa nota foi reduzida devido à música com notas agudas demais, à esquisitice dos gráficos em certas partes do game, ainda mais por causa dos objetos 2D etc., mas dei um desconto por ser um jogo de Nintendo DS, e por ser uma escolha de uma amiga minha.
Compre/baixe e jogue o game :)

And, for Ness Lutick...
I loved this game, for real.
The game had pretty good graphics, with some cel shading effect, some pretty good music, simplistic gameplay etc.
I also liked doing this review for you.
Sorry if the review seems rushed and too delayed at the same time, but also, I'm too much in the translations mood at the moment. But at least, I'm keeping my reviews up-to-date as well, as I did with this one.
Now, I hope you are happy from reading this message.

Graciously, 
Gabriel da Silva Sousa, aka MichaelNA2005.

Até a próxima! / See you soon!

©®2020 Gabriel Sousa, aka MichaelNA2005™
All rights reserved.

Nenhum comentário: